Warning: Creating default object from empty value in /home/nabatidadoesporte/www/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29 Vila Nova supera Guarany, de Pará de Minas, nos pênaltis e avança às oitavas do Mineiro Amador
Kauã marcou no tempo normal e na disputa
por pênaltis, garantindo o Vila na próxima fase.
Fotos: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
O Vila Nova superou a campanha do ano passado ao se classificar para as oitavas de final do Campeonato Mineiro de Futebol Amador, após eliminar o Guarany, de Pará de Minas. Em partida realizada neste sábado (26), no Centro de Treinamento Honorízio Pereira Veloso, o Vila fez o necessário: venceu por dois gols de diferença. No tempo regulamentar, o Tricolor fez 2 a 0, igualando o placar agregado em 2 a 2, já que havia perdido pelo mesmo marcador em Pará de Minas. A definição da vaga foi então para os pênaltis. Com vitória por 5 a 3 nas penalidades, quem comemorou foi o Vila Nova, um dos 16 classificados para a próxima fase.
Logo aos 4 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol da equipe mandante. Renato Augusto fez a jogada pela esquerda e cruzou para trás. Maranhão recebeu e acertou um belo chute no ângulo esquerdo para abrir o placar: 1 a 0.
Ainda na primeira etapa, cada equipe acertou a trave uma vez. Pelo Guarany, Diego bateu colocado no travessão. Em seguida, Marquinhos finalizou, e a bola também parou na trave.
No início do segundo tempo, Marquinhos teve outra chance clara de marcar. Cara a cara com o goleiro Carlos, finalizou, mas o arqueiro fez grande defesa. No entanto, aos 18 minutos, o Vila chegou ao segundo gol com Kauã. De pênalti, o atacante tricolor bateu no canto direito, enquanto o goleiro caiu para o lado oposto: 2 a 0.
O placar quase foi alterado novamente, quando mais uma bola acertou a trave do Vila. Com o mesmo placar do jogo de ida, a decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades, assim como no tempo normal, o Vila foi mais efetivo e venceu por 5 a 3. Tiago Humberto, Ézão, Pedro, Queiroz e Kauã marcaram para o Tricolor. Diego, Viola e Deiler converteram para o Guarany. O Vila esteve sempre à frente no placar, e quando o jogo estava 4 a 3 para os mandantes, Dedé desperdiçou a cobrança chutando para fora. Na sequência, Kauã marcou o gol da classificação às oitavas de final.
A próxima fase do Mineiro Amador começa no sábado (2). O adversário do Vila Nova será definido pelo critério de regionalização estabelecido pela Federação Mineira de Futebol (FMF), que divulgará a tabela completa ao longo da semana. Mesmo eliminado, o Guarany foi um adversário valente, especialmente nesta partida em que contou com apenas um jogador no banco de reservas.
“Art. 15 – Classificam-se para a Fase Quartas de Final os 8 (oito) clubes vencedores dos confrontos. §1º – Realizados os dois jogos e empatados os clubes em número de pontos, utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: a) maior saldo de gols, consideradas as duas partidas; b) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board. §2º – Caso a equipe visitante vença a partida de ida por uma diferença de 03 (três) ou mais gols, ela estará automaticamente classificada para a fase seguinte, de modo que a partida de volta será cancelada.” (Trecho do regulamento da FMF)
Escalações
Vila Nova: Helder Gardenal; Farlei (Ézão), Breno, Queiroz e Maranhão; Pedro, Renato Augusto, Hugo Mattos (Val) e Marquinhos (Tiago Humberto); Lucas Francklin (Alecsander) e Kauã. Treinador: Edvaldo Márcio de Oliveira.
Guarany: Carlos; Fábio, Dedé, Viola e Douguinha (João); Deiler, Luís, Tazinho e Mariano; Saci e Diego. Treinador: Lequinha.
Arbitragem (FMF): João Pedro Silva Pereira, auxiliado por Leonardo Franck Costa Benedito e Miguel Antônio de Souza.